
Os benefícios do outsourcing de Service Desk para as PMEs
As pequenas e médias empresas têm como uma das metas mais importantes cortar custos e manter a qualidade dos serviços . Esse é um desafio que exige muito planejamento e boas escolhas, como o outsourcing de service desk.
Afinal, é imprescindível ter um foco no que realmente é necessário para uma corporação, independentemente do tamanho, atingir bons resultados nas vendas. Ter um parceiro estratégico no segmento de Tecnologia da Informação (TI) é fundamental para as PMEs terem um ambiente favorável para executar os serviços dentro das melhores práticas de mercado.
Neste artigo, vamos detalhar vários fatores que abrangem a contratação de service desk por companhias de pequeno e médio porte. Confira!
O que é Service Desk?
Essa prática pode ser considerada uma evolução do famoso help desk, responsável pelo atendimento de primeiro nível em que as demandas são mais simples e resolvidas por um apoio remoto de um técnico.
No caso do service desk, o atendimento envolve situações que exigem do profissional de TI um bom nível de conhecimento, porque as solicitações de suporte não são resolvidas com extrema facilidade. Em outras palavras, é necessário um domínio diferenciado para prestar um serviço adequado.
Dependendo da situação, o service desk também pode funcionar com uma consultoria de TI. Nela, a empresa recebe orientações sobre como investir em tecnologia para otimizar o atendimento ao público-alvo.
Esse ponto mostra como é relevante o outsourcing de service desk ser uma medida de estratégica, para uma empresa atuar de maneira mais ágil e direcionada para atingir as expectativas dos clientes.
Qual a importância do Service Desk para as PMEs?
O setor de TI tem um papel cada vez mais impactante para o bom desempenho no mundo corporativo. Esse aspecto cria a necessidade de o gerenciamento dos serviços tecnológicos ter um elevado grau de profissionalismo e de eficiência.
No caso das pequenas e médias empresas, criar uma equipe interna de Tecnologia da Informação pode ser um grande risco por diversos motivos. Um deles é a dificuldade de oferecer recursos adequados para esses profissionais em virtude dos elevados custos com sistemas e infraestrutura de rede.
O segundo é que alguns profissionais de TI enfrentam dificuldades de acompanharem as melhores práticas do setor. Ao investir em outsourcing de service desk com inteligência, uma organização tem mais possibilidades de usar a tecnologia para interagir da melhor forma possível com os consumidores.
Essa iniciativa também evita que um empreendedor perca tempo em avaliar quais são as melhores ferramentas para os serviços de TI seguirem boas práticas. Afinal, essa responsabilidade passa a ser exclusiva da empresa contratada.
É muito importante contar com o outsourcing de service desk, porque é possível que as PMEs obtenham uma série de vantagens com essa prática, como:
- Comunicação mais eficiente e clara com os clientes;
- Redução dos impactos negativos em eventuais falhas de serviço;
- Expansão da produtividade dos empregados por causa do suporte mais adequado;
- Mais organização das demandas de TI da empresa;
- Melhoria da imagem corporativa ao adotar boas práticas de atendimento para o público interno e o externo.
Como funciona o Outsourcing de Service Desk?
Para essa recurso ser utilizado de maneira correta, é fundamental que haja uma boa gestão das atividades de TI. No caso do Service Desk, a equipe recebe as demandas que são organizadas de acordo com data de chegada e o nível de prioridade.
Esse setor é acionado para atender situações que se caracterizam pela complexidade, como problemas em aplicativos, softwares de segurança, infraestrutura de TI, mau funcionamento de hardwares, entre outros.
Em geral, é informado ao demandante um prazo para o atendimento ser finalizado. Essa iniciativa é recomendada para mostrar uma boa comunicação e um comprometimento na resolução do problema.
Podem ser usados sistemas para o cliente interno ou externo avaliarem a qualidade dos serviços prestados. Esse indicador é interessante para uma companhia constatar os resultados do investimento em outsourcing de service desk.
Quais os benefícios do Outsourcing de Service Desk para as PMEs?
Uma gestão de TI deve ser pautada pelo profissionalismo e pelas melhores práticas. Adotar esse princípio é o mínimo que o empreendedor deve fazer para uma empresa ser mais competitiva. Pensando nisso, vamos apontar elementos que justificam investir em outsourcing de service desk. Acompanhe!
Redução de Custos
A contratação de funcionários para a montagem de uma equipe interna de TI gera um custo bastante elevado. Além disso, a companhia tem o risco de escolher profissionais que não estão devidamente gabaritados para suprir as demandas do público-alvo.
Também vale ressaltar que a terceirização dos serviços de TI evita que as PMEs tenham despesas relativas a softwares relacionados com a segurança da informação, o que contribui para administrar melhor o orçamento.
Mais segurança
Uma vantagem marcante de outsourcing de service desk abrange a possibilidade de adotar mecanismos mais eficientes para combater as tentativas de cibercriminosos de roubarem dados corporativos.
Um vazamento de informações de clientes causa sérios prejuízos, como a perda da credibilidade e a redução de vendas em alguns casos. Ter um ambiente mais seguro se torna uma tarefa bem mais viável ao contar com serviços especializados.
Atendimento ágil
À medida que uma empresa conta com um atendimento de alto qualidade em TI, maiores são as possibilidades de as demandas serem resolvidas de maneira rápida e com extrema eficiência. Essa é uma das razões que colaboram para o outsourcing de service desk ser uma alternativa cada vez mais atrativa para as PMEs.
Foco no core business
Em um cenário de elevada competitividade, as companhias não podem se dar ao luxo de perder tempo com o que não faz parte da carteira de serviços. Em outras palavras, é preciso ter foco no que realmente vai chamar a atenção do público-alvo para vender mais e fortalecer a presença no mercado.
Por isso, é positivo contar com um suporte de TI que permita ao empreendedor ter um olhar mais atento para elaborar estratégias de vendas e de melhoria contínua dos produtos e serviços disponibilizados.
Atendimento especializado
Ao apostar na terceirização de TI, uma empresa tem mais garantias de contar com um atendimento altamente especializado. Uma das vantagens é que as demandas receberão um tratamento mais específico e serão resolvidas com agilidade.
Para aproveitar, de forma plena, os benefícios do outsourcing de service desk, vale a pena conhecer os serviços realizados pela iamit, que atua com foco em oferecer aos clientes as soluções mais avançadas no segmento de Tecnologia da Informação.
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