• Quem Somos
  • Serviços
    • Projetos e Consultoria
      • Infraestrutura
      • Governança
      • Desenvolvimento
    • Suporte
      • Servidores e Cloud
      • Service Desk
      • Suporte Pontual
    • Gestão de Patches
    • Gestão de Ambiente de TI
    • Monitoramento 24X7
    • Alocação de Profissionais
    • Recrutamento em TI – HeadHunter
  • Soluções
    • Nuvem
      • Jornada para a Nuvem
      • Microsoft 365
      • Azure
      • Enterprise Mobility + Security
      • PABX na nuvem
    • Microsoft System Center
      • Microsoft Endpoint Manager – (SCCM)
      • System Center Operations Manager (SCOM)
      • System Center Service Manager (SCSM)
      • System Center Orchestrator (SCORCH)
      • System Center Virtual Machine Manager (SCVMM)
      • System Center Data Protection Manager (SCDPM)
    • Microsoft Power Platform
      • Microsoft Power Apps
      • Microsoft Power BI
      • Microsoft Power Automate
      • Microsoft Power Virtual Agents
    • Colaboração
      • Sharepoint
      • Skype for Business
      • Exchange
  • Blog
    • Todos
    • Artigos
    • Materiais Ricos
    • Webinars
  • Jobs
    • Vagas
    • Banco de Talentos
  • Contato
Fale com um Especialista
iamit logo
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Projetos e Consultoria
      • Infraestrutura
      • Governança
      • Desenvolvimento
    • Suporte
      • Servidores e Cloud
      • Service Desk
      • Suporte Pontual
    • Gestão de Patches
    • Gestão de Ambiente de TI
    • Monitoramento 24X7
    • Alocação de Profissionais
    • Recrutamento em TI – HeadHunter
  • Soluções
    • Nuvem
      • Jornada para a Nuvem
      • Microsoft 365
      • Azure
      • Enterprise Mobility + Security
      • PABX na nuvem
    • Microsoft System Center
      • Microsoft Endpoint Manager – (SCCM)
      • System Center Operations Manager (SCOM)
      • System Center Service Manager (SCSM)
      • System Center Orchestrator (SCORCH)
      • System Center Virtual Machine Manager (SCVMM)
      • System Center Data Protection Manager (SCDPM)
    • Microsoft Power Platform
      • Microsoft Power Apps
      • Microsoft Power BI
      • Microsoft Power Automate
      • Microsoft Power Virtual Agents
    • Colaboração
      • Sharepoint
      • Skype for Business
      • Exchange
  • Blog
    • Todos
    • Artigos
    • Materiais Ricos
    • Webinars
  • Jobs
    • Vagas
    • Banco de Talentos
  • Contato
Fale com um Especialista
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Projetos e Consultoria
      • Infraestrutura
      • Governança
      • Desenvolvimento
    • Suporte
      • Servidores e Cloud
      • Service Desk
      • Suporte Pontual
    • Gestão de Patches
    • Gestão de Ambiente de TI
    • Monitoramento 24X7
    • Alocação de Profissionais
    • Recrutamento em TI – HeadHunter
  • Soluções
    • Nuvem
      • Jornada para a Nuvem
      • Microsoft 365
      • Azure
      • Enterprise Mobility + Security
      • PABX na nuvem
    • Microsoft System Center
      • Microsoft Endpoint Manager – (SCCM)
      • System Center Operations Manager (SCOM)
      • System Center Service Manager (SCSM)
      • System Center Orchestrator (SCORCH)
      • System Center Virtual Machine Manager (SCVMM)
      • System Center Data Protection Manager (SCDPM)
    • Microsoft Power Platform
      • Microsoft Power Apps
      • Microsoft Power BI
      • Microsoft Power Automate
      • Microsoft Power Virtual Agents
    • Colaboração
      • Sharepoint
      • Skype for Business
      • Exchange
  • Blog
    • Todos
    • Artigos
    • Materiais Ricos
    • Webinars
  • Jobs
    • Vagas
    • Banco de Talentos
  • Contato
iamit logo
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Projetos e Consultoria
      • Infraestrutura
      • Governança
      • Desenvolvimento
    • Suporte
      • Servidores e Cloud
      • Service Desk
      • Suporte Pontual
    • Gestão de Patches
    • Gestão de Ambiente de TI
    • Monitoramento 24X7
    • Alocação de Profissionais
    • Recrutamento em TI – HeadHunter
  • Soluções
    • Nuvem
      • Jornada para a Nuvem
      • Microsoft 365
      • Azure
      • Enterprise Mobility + Security
      • PABX na nuvem
    • Microsoft System Center
      • Microsoft Endpoint Manager – (SCCM)
      • System Center Operations Manager (SCOM)
      • System Center Service Manager (SCSM)
      • System Center Orchestrator (SCORCH)
      • System Center Virtual Machine Manager (SCVMM)
      • System Center Data Protection Manager (SCDPM)
    • Microsoft Power Platform
      • Microsoft Power Apps
      • Microsoft Power BI
      • Microsoft Power Automate
      • Microsoft Power Virtual Agents
    • Colaboração
      • Sharepoint
      • Skype for Business
      • Exchange
  • Blog
    • Todos
    • Artigos
    • Materiais Ricos
    • Webinars
  • Jobs
    • Vagas
    • Banco de Talentos
  • Contato
Blog
Home Artigos As 4 principais dicas que você deve seguir para adotar um outsourcing de TI
Artigos

As 4 principais dicas que você deve seguir para adotar um outsourcing de TI

5 de agosto de 2020 0 Comments by iamit

Segundo a IDC Brasil, uma das consultorias mais conceituadas do mundo, o mercado de TI brasileiro deve ter uma alta de 5,8% em 2020, graças, principalmente, à aceleração no segmento de software e da Cloud Computing. Dados como esse demonstram que as organizações têm reconhecido a importância da tecnologia para o crescimento. Nesse cenário, é comum que o outsourcing de TI seja considerado, já que manter uma equipe interna qualificada para os diferentes processos a serem desenvolvidos pode custar caro.

Sabendo dessa realidade é que preparamos esse artigo para você. Confira e saiba do que se trata o conceito e como contratar soluções de qualidade!

O que é o outsourcing de TI?

O outsourcing de TI nada mais é do que a prática de terceirizar serviços da área, com o objetivo de otimizar processos, reduzir custos e garantir a disponibilidade e segurança das aplicações. Entre os trabalhos prestados estão gerenciamento de projetos, criação de inovações tecnológicas e estratégicas, gestão e manutenção da infraestrutura, por exemplo.

Em linhas gerais, ao adotar essa solução, as organizações podem contar com profissionais qualificados e recursos necessários para atender suas demandas, sem onerar o orçamento e com melhores resultados. Assim, os times internos podem se dedicar na otimização das atividades essenciais ao negócio, ou seja, aquelas que trazem lucratividade.

Quais as vantagens do outsourcing de TI para sua empresa?

Agora que você já sabe do que se trata o outsourcing de TI, pode estar se perguntando se esse modelo de contratação pode ser benéfico para o seu negócio. Nesse caso, confira algumas vantagens a seguir:

Garantia de qualidade dos serviços prestados

A terceirização dos serviços de TI normalmente é feita por meio de um Acordo de Nível de Serviço (SLA). Isso quer dizer que a empresa contratada deve cumprir com os pré-requisitos estabelecidos pela contratante, o que garante que todos os processos ocorram exatamente da forma como foram contratados.

Redução de Custos para a empresa

Um dos maiores desafios dos gestores de TI das empresas é arcar com a folha de pagamento e outros tributos relacionados aos colaboradores. Por mais que em determinado período não sejam necessários todos os profissionais que compõem o time, por exemplo, a empresa precisa realizar os pagamentos da mesma forma.

Por outro lado, todos esses custos podem ser direcionados para a terceirização dos serviços. Apesar de também estarem embutidos nesse tipo de contratação, são divididos entre todas as organizações que contam com a solução.

Além disso, os treinamentos e capacitações que devem ser realizadas periodicamente para otimização do desempenho dos profissionais fica por conta da terceirizada, já que é a responsável pela qualidade dos serviços.

Profissionais especializados e qualificados

O setor de TI é composto por diversas atividades e especializações, como desenvolvimento de softwares e aplicativos móveis, interpretação e análise de dados, UX (experiência do usuário), manutenção da infraestrutura de rede, segurança da informação, entre outros. Como é de se imaginar, ter um especialista em cada área é praticamente inviável.

Desse modo, ao invés de fazer altos investimentos na contratação e qualificação de profissionais para que eles saibam desenvolver todas as tarefas, a empresa pode implementar o outsourcing de TI, o qual disponibiliza colaboradores em todas as atividades que envolvem o setor, sem onerar o orçamento.

Cumprimento de etapas e prazos

Outro benefício do outsourcing de TI é a certeza do cumprimento adequado de etapas e prazos, já que isso é acordado no fechamento do contrato. Do contrário, se a companhia conta com colaboradores internos, eles podem passar outras tarefas na frente e, dessa forma, acabarem prejudicando terceiros que estavam contando com a solução.

Conheça 4 dicas para contratar um serviço de Outsourcing de Ti satisfatório

Os resultados da terceirização dos serviços de TI são proporcionais ao gerenciamento da empresa antes e depois do fechamento do contrato. Para que esse processo seja realizado satisfatoriamente, algumas práticas podem ajudar. Confira quais são elas:

1.     Terceirize a área de TI da sua empresa pelo motivo certo

O outsourcing de TI deve ser implementado na sua empresa para adicionar valor ao negócio, e não para “apagar incêndios” ou resolver questões inerentes e pontuais. Por isso, a primeira dica para que a contratação seja assertiva é fazer uma avaliação minuciosa da organização para verificar quais as demandas prioritárias e relevantes. Assim, será possível terceirizar pelo motivo certo.

2.     Realize um processo rigoroso de seleção de fornecedores

Ao se definir pela terceirização na empresa, é fundamental escolher adequadamente os parceiros. Muito mais do que preço, devem ser analisados pontos como a idoneidade no mercado e a credibilidade. Isso deve ser comprovado em um processo de seleção rigoroso. É indicado, por exemplo, pesquisar avaliações e pedir referências a outras organizações.

3.     Fique atento ao SLA do fornecedor

Outro aspecto indispensável ao se contratar o outsourcing de TI é avaliar o SLA do fornecedor. O objetivo é verificar se ele é realista e pode ser medido de forma clara e transparente.

4.     Monitore os serviços

Após o contrato assinado e o início do trabalho pelos prestadores de serviços é importante ter um controle sistematizado do que é realizado para se mensurar o cumprimento dos níveis de serviço. Uma dica é definir uma agenda junto ao parceiro para que o processo ocorra de forma organizada.

Conheça a iamit

A iamit, empresa com cerca de 20 anos de experiência, é referência na implantação de produtos para gestão de ativos e data center, e oferece uma gama de serviços de gestão de TI, que vão desde o suporte service desk, até o monitoramento, suporte e manutenção de ambientes de missão crítica.

Desenvolvemos projetos e suporte sob medida, com o objetivo de oferecer excelência em todos os serviços prestados.

Depois de ler o nosso artigo, você pôde comprovar o quanto uma empresa que ofereça o outsourcing de TI pode auxiliar os negócios. Se você gostou do conteúdo e quer entrar em contato conosco para implementar a solução na sua empresa, entre em contato conosco.

A importância de se realizar uma Gestão de Data Center da maneira corretaA importância de se realizar uma Gestão de Data Center da maneira correta29 de julho de 2020
Como trabalhar home office? O Windows Virtual Desktop auxilia nesse processo!21 de agosto de 2020Como trabalhar home office? O Windows Virtual Desktop auxilia nesse processo!

Related Posts

ArtigosBlog
Monitoramento de ambiente de TI: qual a importância para sua empresa e por quê você deve se preocupar
1 de março de 2021 by iamit
Artigos
Gestão da Nuvem: A importância após a jornada
8 de agosto de 2019 by iamit
Posts em Destaque
No posts were found for display
Recent Posts
No posts were found for display
Categorias
  • Artigos
  • Blog
  • Job
Tags
azure backup banco de dados cloud Cloud Computing disaster recovery Gestão de TI Governança de TI governança em ti infraestrutura de TI LGPD metaverso microsoft nuvem outsourcing patches profissionais de ti segurança Segurança da informação serviços gerenciados
  • youtube
  • linkedin
  • facebook
  • twitter
  • instagram

Rua Domingos de Morais, 2187 – Cj 209 – Torre Paris – Vila Mariana, São Paulo, SP 04035-000

Telefone: +55 (11) 5080 9090

Home

Quem Somos

Serviços

Solução

Blog

Contato

  • 6 vantagens em optar pelo data center em nuvem em relação ao próprio
    6 vantagens em optar pelo data center em nuvem em relação ao próprio
  • Como migrar seu serviço de diretório para a nuvem? Descubra e garanta melhorias
    Como migrar seu serviço de diretório para a nuvem? Descubra e garanta melhorias
  • Diferentes tipos de data center: como escolher entre o próprio, híbrido ou em nuvem?
    Diferentes tipos de data center: como escolher entre o próprio, híbrido ou em nuvem?

Copyright © 2021 Iamit | Todos os direitos Reservados | Site produzido por OUTMarketing

#integrio_button_62c28cbd9c70c .wgl_button_link { color: rgba(255,255,255,1); }#integrio_button_62c28cbd9c70c .wgl_button_link:hover { color: rgba(12,90,219,1); }#integrio_button_62c28cbd9c70c .wgl_button_link { border-color: rgba(255,255,255,1); background-color: rgba(49,49,49,0); }#integrio_button_62c28cbd9c70c .wgl_button_link:hover { border-color: rgba(255,255,255,1); background-color: rgba(255,255,255,1); }#integrio_button_62c28cbd9c70c.effect_3d .link_wrapper { color: rgba(255,255,255,1); }#integrio_button_62c28cbda1a8a .wgl_button_link { color: rgba(49,49,49,1); }#integrio_button_62c28cbda1a8a .wgl_button_link:hover { color: rgba(255,255,255,1); }#integrio_button_62c28cbda1a8a .wgl_button_link { border-color: rgba(12,90,219,1); background-color: rgba(49,49,49,0); }#integrio_button_62c28cbda1a8a .wgl_button_link:hover { border-color: rgba(12,90,219,1); background-color: rgba(12,90,219,1); }#integrio_button_62c28cbda1a8a.effect_3d .link_wrapper { color: rgba(12,90,219,1); }#blog_module_62c28cbdb1e09.blog-posts .blog-post_title, #blog_module_62c28cbdb1e09.blog-posts .blog-post_title a { font-size:24px; line-height:36px; font-weight:700; }#blog_module_62c28cbdb1e09.blog-posts .blog-post_text { font-size:14px; line-height:24px; }