Suporte técnico de TI para PMEs: o que você precisa saber
As empresas de pequeno e médio porte nem sempre têm condições de contar com uma equipe interna especializada em Tecnologia da Informação. Esse é um dos fatores que contribui para a necessidade de investir em um suporte técnico de TI.
A terceirização desses serviços é uma alternativa interessante para as companhias que não dispõem de recursos financeiros para fazer investimentos pesados em equipamentos e profissionais de Tecnologia da Informação de alto nível.
Neste artigo, apresentaremos diversos detalhes sobre como o suporte técnico pode agregar valor ao seu negócio. Confira!
Suporte técnico de TI: como funciona
No segmento de Tecnologia da Informação, o suporte técnico também é chamado de Help Desk e Service Desk. Essas terminologias apresentam particularidades que precisam ser levadas em consideração na hora de contratar os serviços.
O Help Desk se caracteriza pelo atendimento ao cliente ficar centralizado em apenas uma plataforma. Nesse caso, o foco é resolver demandas mais simples, como dificuldade de instalar um software ou recuperar a senha do e-mail corporativo.
É um modelo de serviço que atua como “primeiro nível de atendimento”. Já o Service Desk consiste no “segundo nível de atendimento”, porque envolve situações com maior grau de complexidade.
Ele ainda se destaca por disponibilizar um auxílio estratégico aos clientes, o que pode ser considerada uma evolução no suporte técnico de TI. Por isso, os analistas de Service Desk necessitam ter um grande conhecimento na área de Tecnologia da Informação.
Também é válido destacar que tanto o Help Desk quanto o Service Desk podem realizar atendimentos de maneira remota. Contudo, isso somente pode ser efetivado em problemas que não exigem a presença de um profissional próximo ao cliente.
Demandas
Há várias ações que podem ser feitas pelo suporte técnico de TI. Os profissionais são responsáveis por uma série de atividades, por exemplo:
- Executar medidas de prevenção contra invasões lógicas ou físicas aos equipamentos de TI;
- Ficar responsável pela segurança das informações corporativas;
- Fazer a manutenção das redes de computadores e projetá-las;
- Participar da elaboração das políticas de segurança;
- Promover a instalação, configuração e a atualização de antivírus e antispywares;
- Realizar a instalação e a manutenção dos sistemas operacionais adotados;
- Efetivar a configuração das contas de correio eletrônico;
- Ser responsável pela criação de Redes Virtuais Privadas (VPN´s);
- Possibilitar o provimento de sistemas de mídia digital, que permitem a realização de videoconferências;
- Fazer a instalação e a manutenção de sistemas de banco de dados;
- Prestar atendimento aos funcionários da organização.
Para ser devidamente executado, um suporte técnico de TI exige que os profissionais tenham uma boa qualificação e estejam disponíveis para adquirir novos conhecimentos, com foco na melhoria da contínua dos serviços.
Conheça os benefícios do suporte técnico de TI para as PMEs
Há diversas vantagens de contar com um atendimento especializado na área de Tecnologia da Informação. Com a intenção de ajudá-lo a visualizar esses benefícios, vamos mostrá-los de maneira detalhada. Acompanhe!
Foco no negócio da empresa
Perder horas para avaliar um problema enfrentado, por exemplo, pelo servidor de correio eletrônico está longe da prioridade de um restaurante. Sem dúvida, é um serviço que precisa ser feito por profissionais ou empresas especializadas.
À medida que um empreendedor tem condições de destinar o seu tempo para adotar estratégias voltadas para a melhoria dos serviços e a aquisição dos clientes, maiores são as possibilidades de atingir o crescimento sustentável. Por isso, é importante ter à disposição um suporte técnico de TI.
Redução nos custos gerais
Em um cenário de instabilidade econômica, é essencial que haja um planejamento adequado de todos os custos envolvidos para manter uma empresa funcionando de maneira plena. Nesse caso, a terceirização dos serviços de Tecnologia da Informação é uma alternativa interessante para empresários de pequeno e médio porte.
Dependendo da situação, uma empresa não tem condições de manter uma equipe de TI qualificada em virtude dos custos envolvidos (salários, benefícios, bonificações etc.). Uma boa gestão financeira é indispensável para uma companhia se manter forte, mesmo em momentos de crise.
Atendimento Ágil
Por mais esforçado que um profissional de TI seja, ele corre o risco de não ter o conhecimento necessário para resolver uma demanda em curto prazo. Em virtude do alto nível de competitividade, as empresas não podem se dar o luxo, por exemplo, de ficar várias horas com o site fora do ar.
Nesse caso, contar com um suporte técnico é a garantia de que o problema será resolvido o mais rápido possível. Afinal, a empresa terceirizada tem diversos profissionais qualificados que poderão atuar em conjunto para resolver as demandas com agilidade.
Monitoramento Constante
Um dos grandes benefícios de terceirizar os serviços de TI abrange o monitoramento da infraestrutura que fornece acesso a diversas ferramentas (correio eletrônico, sistemas etc.). Contar com um acompanhamento em tempo real é muito importante para eventuais problemas serem identificados com rapidez.
Quanto mais cedo for identificada uma falha, mais rápida será a atuação para ela ser corrigida. Esse fator não pode ser ignorado pelos empreendedores em hipótese nenhuma, porque a tecnologia atualmente tem um grande impacto na produtividade dos funcionários.
Ajuda especializada
O amadorismo é um dos maiores erros no mundo corporativo. A falta de profissionalismo é um dos principais motivos que levam muitas empresas de pequeno e médio porte à falência. Para ficar bem longe desse problema, uma excelente alternativa é apostar em equipe especializada nos serviços de TI.
A Tecnologia da Informação tem um papel muito importante para os serviços corporativos serem de alta qualidade. Por isso, uma gestão profissional deve ser priorizada para alcançar credibilidade e o respeito do público-alvo.
Terceirização do Suporte técnico de TI: como funciona
Por questões de custos e estrutura organizacional, muitas empresas optam por terceirizar os serviços de TI. Nesse caso, a contração dos funcionários que vão prestar o atendimento é de responsabilidade da empresa terceirizada.
Dessa forma, o contratante tem a garantia de que haverá sempre profissionais disponíveis para prestar o atendimento às demandas internas. Isso é muito relevante para o suporte técnico de TI contribuir de forma positiva para o andamento dos trabalhos.
Se você tem dúvidas sobre como terceirizar os serviços de TI, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo. Estamos à disposição para iniciar uma parceria de sucesso!