Qual o valor da Gestão de TI para a sua empresa - Blog - iamit

A chegada do século XXI trouxe consigo o avanço tecnológico, que mudou o estilo de vida de toda a humanidade. Desde a Revolução Industrial não havia mudanças tão drásticas, ou seja, este se tornou uma nova forma de viver, que pauta o crescimento da população a cada geração.

A gestão de TI é uma maneira de adaptar as empresas a esse novo mercado tecnológico. Através desse acompanhamento é possível realizar estratégias pontuais, que delimitem quais as melhores atitudes a serem tomadas na utilização dos recursos tecnológicos de uma empresa.

Este processo se desenvolve com um foco: a vantagem competitiva dentro o mercado. A partir do gerenciamento de TI é possível crescer de maneira exponencial e alavancar dentro de uma área, passando até mesmo seus concorrentes em um mercado concorrido. Por isso, para saber mais sobre o assunto, continue no artigo!

Gestão de TI: por que utilizar? 

A gestão de TI, sem dúvida alguma, é a melhor maneira – e mais inovadora – da nova geração colocar uma empresa em posição de vantagem competitiva entre as demais. Através do gerenciamento de TI é possível planejar e colocar em prática inúmeras estratégias, que auxiliam no crescimento da empresa.

O dinheiro utilizado com a contratação de um profissional ou uma companhia que presta esse serviço com expertise será uma forma de investimento para a sua empresa. Além disso, esta é uma maneira de apostar na atualidade e visionar o futuro, que será altamente tecnológico.

Por isso, essa variedade de estratégias deve ser delimitada por pessoas especializadas, que serão capazes de identificar as necessidades do empreendimento para que se gere crescimento e rendimento. Estas ações positivas podem se dividir da seguinte maneira:

Otimização dos processos 

O primeiro passo a ser seguido no gerenciamento de TI é a otimização de processos. Estes se definem como aprimorar o funcionamento de sites, programas e muitas outras ferramentas dentro da empresa, que funcionam através de elementos tecnológicos.

Para exemplificar, um site de vendas possui funções x e y e dependem destas para completar a aquisição do comprador. O gestor de TI é responsável por administrar essa plataforma, a fim de otimizá-la e transformá-la para a melhor experiência do cliente – além de acompanhá-la durante seu funcionamento.

Aumento de produtividade 

Quando o gestor de TI controla os processos que funcionam dentro de uma empresa, ele gerencia todas as funções que envolvem ferramentas tecnológicas. Através de seu serviço é possível aumentar a produtividade, devido à otimização de todos os setores de trabalho.

Um setor de atendimento de telemarketing, por exemplo, que muitas vezes sofre com problemas técnicos em suas máquinas, quando acompanhado por um gestor de TI, automaticamente aumenta a sua produtividade e consequentemente melhora o serviço geral da empresa.

Menos custos 

Quando se trata de funcionários especializados, que dominam de assuntos minuciosos, automaticamente vem em mente um serviço caro, que requer mais investimento. No entanto, não é dessa forma que funciona com uma empresa que presta esse tipo de serviço.

A partir do momento que ela é contratada, presta um serviço de excelência sem que a sua companhia se preocupe com custos adicionais, como contratação de pessoal e encargos trabalhistas, por exemplo.

Mais segurança 

Ao final, principalmente quando se trata de um comércio online, que exige segurança tanto para o comprador quanto para o vendedor, uma pessoa que cuide do gerenciamento de TI é fundamental.

Isto ocorre porque o gestor de TI é especialista na área de segurança da informação e pode cuidar de assuntos ligados a este setor. Por isso, nunca deixe de investir em um parceiro na área, para que não haja problemas futuros.

Os pilares da gestão de TI

A gestão de TI é fundamental para uma empresa. Existem critérios essenciais na hora de gerenciar um empreendimento, a variar de acordo com a personalidade de cada negócio em questão.

Por isso, para os profissionais de tecnologia da informação, o gerenciamento de TI deve ser seguido à risca para que se chegue ao êxito. Estes elementos são tão fundamentais, que é reconhecido no mercado como pilares do TI. Alguns destes pilares são:

Ferramentas 

Para que o gestor de TI faça o serviço com maestria é de suma importância que a empresa tenha ferramentas de qualidade, que suportem a quantidade de serviço e que atenda a todas as áreas do empreendimento.

Com isso, o profissional consegue suprir as necessidades que lhe são passadas e faz que seu trabalho se torne um investimento de qualidade para os funcionários e clientes – caso se trate de uma empresa de vendas, por exemplo.

Disponibilidade

 O gerenciamento de TI não depende somente do mapeamento de áreas e serviços afins, mas também da disponibilidade do profissional para suprir a necessidade da empresa.

Este é um ponto de suma importância devido à organização e integridade do gestor de TI. Não basta somente resolver o problema de maneira dinâmica e corrida, mas também ter tempo para conversar, explicar e apresentar as melhores soluções para aquela questão – com isso, demonstrando profissionalismo e resultados.

Pessoas 

Por último, mas não menos importante dentre os pilares, é a relação existente entre as pessoas de um estabelecimento. O gestor de TI é responsável por preparar o ambiente para as novas tecnologias e administrá-los ao uso de máquinas e afins.

Além disso, não somente o gestor, mas também os funcionários precisam estar abertos para novas informações a fim de que a empresa cresça. Ou seja, transforme-se de um trabalho individual para uma discussão coletiva.

Infelizmente, não são todas as empresas que dispõem de estrutura para seguir à risca esses três pilares com maestria. Ou seja, nem sempre elas fornecem as ferramentas necessárias e não contam com profissionais disponíveis para realizar essa função, por isso a melhor saída nesse caso é encontrar um parceiro que faça o serviço. O resultado disso é mais tempo para concentrar esforços em questões mais estratégicas.

A gestão de TI é a escolha essencial para o seu negócio 

Portanto, chega-se à conclusão de que a gestão de TI é essencial para qualquer empresa que investe em novas tecnologias – e principalmente quando se busca crescimento na área.  

Uma equipe profissional disposta a resolver problemas que envolvam a relação máquina versus humano é de suma importância, visto que mesmo com os avanços tecnológicos, ainda ocorram distúrbios nesse meio. Não deixe de apostar nessa área. Invista!

Para conhecer mais sobre o assunto e sabe como a iamit pode lhe ajudar, entre em contato conosco.

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus