Provedores de Serviços em Nuvem: como escolher aquele que melhor atende à sua corporação - Blog - iamit

A  Cloud Computing, ou computação em Nuvem na tradução livre,  é uma das grandes revoluções da tecnologia da nossa Era.  Os investimentos dos provedores de serviços em Nuvem  aumentam a  cada ano e as previsões de especialistas do setor sempre indicam tendência de crescimento.

Surgido no final dos anos  1990, o termo Nuvem é usado para representar ausência geográfica, pois o local onde os arquivos ficam armazenados é, geralmente, desconhecido pelos usuários. Em suma, a computação em Nuvem é o fornecimento de serviços como armazenamento, banco de dados, servidores, software, rede, inteligência e análise através da internet.

A Computação em Nuvem tem sido adotada pela maioria das empresas, pois oferece benefícios como segurança de dados, mobilidade, agilidade e redução de custos, dentre outros.  Assim, depois que a organização decide adotar esse tipo de tecnologia, a próxima etapa é selecionar um provedor de serviços  de Nuvem.

Por isso, trazemos nesse artigo tudo o que você precisa saber na hora de dar esse passado. Confira! 

Provedores de Serviços em Nuvem: o que são?

Os provedores de serviços em Nuvem são empresas contratadas que oferecem infraestrutura, software e/ou plataforma por meio da internet.  Assim, todas essas soluções são armazenadas em Nuvem e seus clientes pagam pela quantidade de serviços que utilizam, de acordo com as suas necessidades. 

Além disso, os provedores oferecem outros benefícios, tais como flexibilidade e escalabilidade, sem as limitações físicas de servidores locais. Os seus diversos data centers contam com recursos de armazenamento e segurança dos dados, bem como configurações customizáveis dos servidores, de acordo com a preferência e necessidade da organização contratante. 

Provedores de serviços em Nuvem pública x Provedores de serviços em Nuvem privada: a diferença

A computação em Nuvem também possui diferentes características em relação à  organização de sua infraestrutura, sendo as principais a Nuvem pública e a Nuvem privada. Existe, ainda, a Nuvem híbrida.

Cada uma delas conta com suas particularidades e, nem sempre, é fácil escolher o modelo ideal para a sua empresa. Veja a seguir as principais diferenças entre os três modelos e descubra qual é o mais indicado para o seu negócio: 

Nuvem pública

A Nuvem pública oferece serviços em um ambiente virtualizado, utilizando recursos físicos agrupados e compartilhados. Ela também permite a ampliação da capacidade de armazenamento e o provedor utiliza a internet para disponibilizar os recursos para seus clientes.

É o tipo de Nuvem mais em conta, pois os custos de softwares, hardwares e banda larga são custeados pelo provedor.   O usuário arca somente com os custos da capacidade utilizada, por isso, ela é indicada para empresas de pequeno ou médio porte.

As principais vantagens são a velocidade rápida, agilidade na implementação de recursos de TI, sistemas simples de gerenciamento e, como mencionado anteriormente, a possibilidade de pagar somente pelos recursos e funcionalidades utilizados.

Nuvem privada

Os provedores de Nuvem privada, ou gerenciada, fornecem uma infraestrutura para atender as necessidades de um único negócio, hospedando seus sistemas e informações em um Data Center específico. 

A Nuvem privada pode ser implementada internamente para atender, por exemplo, várias filiais ou ser fornecida por um provedor.  Ela conta com a mesma agilidade, eficácia e escalabilidade de uma Nuvem pública, no entanto, oferece melhores níveis de controle, segurança e monitoramento dos dados.

Essas características fazem com que esse modelo seja o ideal para organizações que possuem um grande processamento de dados, principalmente se forem confidenciais e/ou estratégicos,  ou empresas que possuem obrigações mais rígidas em relação as suas informações, por exemplo. 

Nuvem híbrida

Existe ainda a Nuvem híbrida, que, como o próprio nome sugere, une as características da pública e da privada.  Ela sintetiza o melhor de ambas e pode desempenhar funções distintas dentro de uma mesma empresa, ao estruturar e dividir dados armazenados na Nuvem pública e as informações sigilosas e dados críticos na Nuvem privada. 

Como escolher o melhor provedor de serviços em Nuvem

Como dissemos no início desse artigo, após a organização decidir fazer a mudança a cloud, a próxima etapa será selecionar um provedor. Existem diversos nomes no mercado e, na hora de escolher qual é o melhor a ser contratado, as empresas devem avaliar aspectos como confiabilidade,  capacidade e segurança em relação ao armazenamento das informações na Nuvem. Além disso, você deve levar em consideração os seguintes pontos: processos e integridade dos negócios, suporte à administração, funcionalidades e processos técnicos e práticas de segurança.

Os principais provedores oferecem provisionamento e liberação de recursos automatizados, além disso, operam mundialmente, como é o caso do Amazon Web Services, Google Cloud Platform e o Azure. Esse último é a plataforma de Nuvem da Microsoft, um dos provedores que mais tem crescido atualmente.  

Por que escolher a Azure?

Em 2008, a Microsoft resolveu atender a demanda por computação na Nuvem e entrou nesse mercado com o Windows Azure, lançado oficialmente em 2010 e renomeado para Microsoft Azure em 2014.

Atualmente, o serviço reúne toda a tecnologia de Nuvem da Microsoft, incluindo a infraestrutura de computação em Nuvem para a hospedagem de sistemas empresarias, bem como ferramentas e recursos que aumentam a produtividade em todos os departamentos da organização.

A empresa de consultoria em tecnologia Gartner reconheceu a Azure pela 6ª vez consecutiva como fornecedor líder no quadrante mágico em infraestrutura de Cloud. 

Listamos abaixo os cinco principais benefícios trazidos pelo Azure que ajudaram a Microsoft a manter essa liderança e tornam a plataforma a sua melhor opção dentre os provedores de serviços em Nuvem:

  1. Redução de custos.
  2. Privacidade e segurança.
  3. Rapidez e escalabilidade.
  4. Inovação e flexibilidade.
  5. Alta produtividade. 

Quer saber mais sobre o Microsoft Azure?  A Iamit oferece essa solução para a sua empresa.  Agende uma reunião com um de nossos especialistas.

 

 

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus