Proteção de Dados: Como o Microsoft EMS e o Azure Information Protection auxiliam na questão da LGPD - Blog - iamit

A segurança da Informação é presença obrigatória no planejamento estratégico das empresas de hoje. E isso é muito por conta de um ponto em comum entre elas: a proteção de dados. Organizações de todo mundo, incluindo a sua, sabem do peso desse ativo. Portanto, encontrar formas de blindá-la é uma obrigação para negócios modernos que vai além do ambiente controlado do escritório.

Por isso, conhecer soluções como o Microsoft EMS e o Azure Information Protection é uma bela pedida.

Afinal, há incontáveis soluções que promovem a proteção de dados por aí. No entanto, como saber se são, de fato, as melhores? No caso do Microsoft EMS e do Azure Information Protection, uma certeza você tem: a chancela de uma das principais empresas de tecnologia corporativa do mundo inteiro.

Para muitos, esse já é argumento suficiente para confiar. No entanto, queremos aprofundar essa conversa e trazer, em detalhes, as características e benefícios de ambas as ferramentas.

E então, preparado? Continue a leitura para entender como promover a melhor proteção de dados ao seu negócio, potencializando sua produtividade e mitigando riscos!

Microsoft Enterprise Mobility + Security (EMS): Conheça mais dessa ferramenta

Parte do Microsoft 365, suíte de aplicativos para produtividade, o Microsoft Enterprise Mobility + Security (EMS) é uma plataforma própria para gestão de segurança e de mobilidade corporativa inteligente.

Ele auxilia na manutenção da proteção de dados da sua empresa, enquanto garante que ela seja produtiva em qualquer lugar — possibilitando cada vez mais um trabalho inovador e flexível.

O Microsoft EMS fortalece as amarras de segurança da empresa, preocupando-se inclusive com as menores brechas. Entre suas atribuições, destacam-se:

Gerenciamento de acesso e identidade

A relação entre pessoas, seus dispositivos, aplicativos e os dados trafegados nunca foi tão intensa. O Microsoft EMS garante a segurança dessas conexões, oferecendo mais flexibilidade e produtividade.

Proteção de informações

Dados são realmente valiosos — e o Microsoft EMS sabe disso. Por isso, a ferramenta é capaz de protegê-los em qualquer lugar e dispositivo. Controle total, abrangente e integrado para reforçar sua proteção de dados.

Proteção contra ameaças

Quanto mais a tecnologia avança, mais inteligentes e prejudiciais ficam as ameaças. Por isso, o Microsoft EMS está preparado para detectar e investigar quaisquer ações mal-intencionadas e arquivos maliciosos que possam oferecer riscos aos seus ambientes locais e na nuvem.

Segurança na nuvem

A computação na nuvem é a base das infraestruturas de TI atuais. Por isso, o Microsoft EMS oferece inteligência contra ameaças que podem desestabilizar os ambientes cloud, mantendo sua operação estável.

Recursos do Microsoft EMS que potencializam a Proteção de Dados

O Microsoft EMS é uma solução completa. Seu objetivo é servir de blindagem ao seu ambiente corporativo operacional e estratégico. Por isso, atua de ponta a ponta, trazendo soluções como:

  • Azure Active Directory: gerenciamento de acesso e identidade, conectando as pessoas de forma segura aos aplicativos utilizados.
  • Microsoft Endpoint Configuration Manager: gerenciamento na nuvem de sistemas inteiros, como PCs, servidores e dispositivos.
  • Microsoft Intune: gerenciamento de acesso e proteção de dados, bem como dispositivos na nuvem.
  • Proteção de Informações do Azure: mapeamento, classificação e criptografia de dados na nuvem.
  • Microsoft Cloud App Security: agente de segurança completo contra ameaças à nuvem.
  • Microsoft Advanced Threat Analytics: ferramenta de proteção de dados contra ameaças avançadas.
  • Proteção Avançada contra Ameaças do Azure: solução específica para blindagem de identidades e informações de sua organização.
  • Microsoft Secure Score: ferramenta de insights inteligentes que melhoram suas práticas de segurança.

Entenda tudo sobre o Azure Information Protection 

O Azure Information Protection é uma solução própria do Azure, plataforma de serviços em nuvem também da Microsoft e uma das mais importantes e utilizadas no mundo. O AIP, como é conhecido, é uma solução cloud que possibilita a proteção de dados por meio de classificação e rotulação.

Entre os dados que cobre, destacam-se e-mails, documentos e dados confidenciais de qualquer tipo — e que são compartilhados internamente e externamente.

O AIP, portanto, possibilita a classificação desses dados, de forma a conceder rótulos e permissões específicas para cada um deles, aprimorando seu nível de segurança. Tudo isso de forma abrangente: não importando onde estejam ou com quem são compartilhados.

Recursos que o AIP oferece à proteção de dados 

Entre os recursos e benefícios do AIP, destacam-se:

  • Classificação de dados por meio de nível de confidencialidade: desenvolva e configure políticas de segurança para rotular e proteger os dados. Uma vez feita, a classificação é automática, agilizando as operações e possibilitando uma segurança instantânea.
  • Proteção de dados 24x7x365: configure uma verdadeira blindagem para dados confidenciais, com uma camada de segurança permanente.
  • Visibilidade e controle: tenha em mãos tudo que envolve os dados compartilhados para criar relatórios aprofundados, inclusive com a opção de revogar permissões e acessos.
  • Colaboração 100% segura: compartilhamento seguro de informações com clientes, parceiros e colegas de trabalho, classificando o nível de acesso/edição de cada um.

Proteção de Dados: como o Microsoft EMS e o Azure Information Protection auxiliam a sua empresa a se adequar à LGPD

A proteção de dados é uma questão urgente. Explicamos: se não fosse a situação da pandemia do Coronavírus, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já estaria em vigor. Com o momento atual, ela foi postergada para maio de 2021. Ainda assim, pare e pense: sua empresa estaria dentro dos conformes?

Os meses restantes serão decisivos para essa virada de cenário.

Um de seus pilares, e não por menos está no próprio nome, é a Proteção de Dados. Ou seja, sua coleta, armazenamento, utilização e compartilhamento. Sua empresa, atualmente, possui políticas bem definidas no sentido de regularizar essas ações?

Além disso, possui as ferramentas necessárias para tal?

Com a ajuda da iamit, que pode guiar seu negócio na implementação do Azure Information Protection e Microsoft EMS, esse processo pode ser agilizado.

Muito além de blindar seus dados e regularizar sua situação de antemão perante a futura lei, sua organização se coloca na crista da onda da transformação.

 

Enquanto uma solução, o Microsoft EMS, possibilita um gerenciamento inteligente dos recursos e dispositivos da sua empresa em relação à segurança, o AIP fortalece suas barreiras de proteção referentes aos principais dados da organização, constantemente compartilhados e que podem ser o pavio de um desastre de segurança.

A iamit conta com 21 anos de experiência no mercado e é especialista em todas as soluções de TI das suítes da Microsoft. Além disso, é referência na implantação de produtos para gestão de ativos e data center, gestão de TI e de ambientes de missão crítica. 

Converse conosco e entenda como, juntos, podemos revolucionar as bases e diretrizes de proteção de dados da sua empresa!

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus