O que você está perdendo sem a terceirização da gestão de sua infraestrutura de TI - Blog - iamit

Como sabemos, a terceirização de TI é a prática de utilizar um prestador de serviços externo para fornecer alguns, ou todos os serviços de TI exigidos em uma organização, incluindo gerenciamento de infraestrutura, direção de estratégia e execução da central de atendimento, por exemplo.

Sendo assim, as empresas de terceirização de TI contratadas assumem total responsabilidade por toda a manutenção e suporte de TI, ou podem fornecer suporte adicional a uma equipe interna de TI.

Para um esclarecimento mais objetivo, existem diversas áreas da TI que podem ser terceirizadas, incluindo: 

  • Desenvolvimento de aplicativos / software;
  • Desenvolvimento / hospedagem na Web;
  • Suporte ou gestão de aplicativos;
  • Suporte técnico;
  • Desenvolvimento ou gestão de banco de dados;
  • Telecomunicações;
  • Infraestrutura - instalação e suporte de hardware, software e rede;
  • Recuperação de desastre;
  • Gestão de data center;
  • Armazenamento de dados;
  • Segurança - vírus, spam e outra proteção contra ameaças online.

A reforma trabalhista: o que muda na terceirização 

Do ponto de vista jurídico você precisa saber como funciona a terceirização fundamentada no que determina a lei. Por isso, diante da reforma trabalhista saiba que:

A atividade principal da empresa pode ser terceirizada? 

Sim. Com o advento da lei nº 13.429/17, a atividade principal de uma empresa também pode ser terceirizada. Logo, há uma flexibilização das atividades terceirizadas, o que faz com que aumente o número de empresas que adotem essa prática.

Os terceirizados não possuem vínculo empregatício com a contratante? 

Não. Por mais que se possa contratar empresas para terceirizar a gestão de infraestrutura de TI, a equipe que irá trabalhar para você não tem vínculo empregatício com sua empresa.

Ou seja, a empresa contratada é quem deve manter esse vínculo e arcar com todas as responsabilidades trabalhistas dos colaboradores. 

Benefícios da terceirização de infraestrutura de TI 

Atualmente, qualquer organização que deseje permanecer competitiva deve contar com um ótimo suporte de TI. Caso você esteja planejando sua infraestrutura de TI, talvez fique tentado a pensar que manter um departamento de TI interno para todo o suporte e serviços técnicos é o caminho a seguir

Entretanto, as vantagens da terceirização podem ser consideráveis. Isto é especialmente verdade se você estiver executando uma startup ou uma empresa de médio porte que deseja crescer.

Logo, vamos examinar “de perto” os benefícios da terceirização:

Redução de Headcount 

Diminuir a força de trabalho geralmente faz parte de um plano maior da empresa para cortar despesas.

Por isso, a terceirização da infraestrutura da TI será ideal para cortar despesas que surgem com o vínculo empregatício.

Os custos advindos dos benefícios e garantias fundamentais dos trabalhadores da equipe serão direcionados à empresa que eles estão vinculados e isso é perfeito para quem quer ter boa mão de obra sem altos custos.

Sendo assim, há uma satisfação mútua nesta contratação, uma vez que, os profissionais da equipe contratada também não estarão “desamparados” em relação aos benefícios e direitos que possuem.

Redução de passivo trabalhistas 

Outra redução significativa, na hora de terceirizar a gestão de TI, é o passivo trabalhista. Os valores destinados aos impostos da folha de pagamento, custos para seleção e contratação de novos colaboradores, bem como o treinamento que deve ser dispensado a eles são altíssimos.

Sem contar nos processos eliminados de uma vez por todas, relacionados a essas obrigações. É claro que a contratada deve cumprir suas obrigações, para que a contratante não seja demandada também. No entanto, a responsabilidade “a priori” com passivos trabalhistas, é da empresa contratada.

Foco no core business

Um dos pontos mais rentáveis ao contratar uma empresa para terceirização de TI é permitir que sua organização deixe as preocupações com os colaboradores a cargo de outra empresa e siga o foco no seu ramo de atividade.

Ou seja, você dispõe de pessoal qualificado para atender suas demandas, essa equipe de profissionais estará bem amparada com seus direitos e benefícios garantidos pela empresa contratada, e sua organização poderá se preocupar exclusivamente no core business.

Segurança melhorada 

Aqui, estamos falando de profissionais especializados no assunto. Uma equipe que garantirá um nível elevado de segurança à infraestrutura de TI de sua empresa.

Melhor suporte 

Todas as empresas de TI terceirizadas e competitivas oferecem planos de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, e equipes dedicadas para ajudá-lo imediatamente. Não importa o quão engajada seja sua equipe interna, eles farão uma pausa, sairão de férias ou ficarão indisponíveis, por exemplo.

Ademais, saiba que a TI interna é propensa a interrupções extensivas, enquanto uma das vantagens da terceirização é o tempo de atividade garantido. Muitas empresas de TI garantem operações com soluções rápidas eficientes. Ou seja, sua reputação profissional depende dessa promessa.

Mais rentabilidade 

Não se trata apenas de reduzir despesas. Maximizar seu conjunto de habilidades e terceirizar a manutenção e gestão de TI para uma empesa profissional é uma jogada inteligente.

A maximização dos recursos orçamentários de forma a atender às necessidades de TI de ponta da comunidade empresarial de hoje pode ser melhor alternativa para os profissionais especializados.

Quando os líderes do setor dedicam tempo para calcular as práticas recomendadas e os resultados lucrativos, os serviços de TI gerenciados por terceiros continuam sendo uma prática comprovada.

Por fim, saiba que a iamit tem uma paixão especial por tecnologia e inovação. Isso significa que ela está totalmente apta para ajudar sua empresa a ter sucesso e lucratividade

Sendo assim, com 20 anos de experiência de mercado a iamit oferece o que há de melhor em consultoria, além de colaboradores certificados, que se atualizam constantemente com as novas demandas de tecnologia.

Quer conhecer um pouco mais? Agende uma reunião agora mesmo!

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus