Gerenciamento de dispositivos na nuvem: como o Microsoft Intune pode ajudá-lo - Blog - iamit

Não muito tempo atrás, o uso de smartphones e outros dispositivos pessoais no ambiente de trabalho era uma prática rara. Eram considerados uma distração, afetando a qualidade do trabalho realizado. Hoje em dia, porém, a realidade é outra.

Assim, com a popularização dos dispositivos móveis, as empresas entenderam que, em vez de excluí-los da rotina corporativa, talvez adotá-los fosse uma estratégia melhor. E graças ao gerenciamento de dispositivos na nuvem, essa relação fica cada vez mais segura para as empresas.

Afinal, esses dispositivos não são propriamente o “bicho papão” que muitos imaginavam que fossem.

Atualmente, com o uso de dispositivos móveis, os profissionais tendem a ser mais ágeis na resolução de problemas, aumentando sua produtividade em períodos que antes eram considerados como desperdiçados (como em viagens corporativas de avião, por exemplo).

E claro, isso tudo significa que os profissionais conseguem ter maior mobilidade, trabalhando de forma mais versátil.

Esses benefícios se encaixam bem em empresas mais tradicionais. Além disso, o uso de dispositivos móveis possibilitou o florescimento de todo um novo modelo de negócios.

Startups ou empresas com equipes remotas (home-office) ganharam força no mercado, apostando na flexibilidade da rotina de trabalho para reduzir custos e ser mais eficientes.

Conceitos como o BOYD (Bring Your Own Device) surgiram, fomentando ainda mais essa relação.

E com a utilização de recursos cloud, como o Microsoft Azure ou G Suite, as empresas puderam organizar o trabalho — sem se preocupar com a descentralização dos dispositivos móveis.

No entanto, é preciso garantir que esse modelo funcione perfeitamente. Não dar brecha para confusões, falhas e vazamentos de dados do negócio são alguns dos passos essenciais para isso.

Dessa forma, o gerenciamento de dispositivos na nuvem é tão importante. Ou seja, caso não seja realizado de maneira efetiva, pode custar caro para a sua empresa.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre a importância do gerenciamento de dispositivos na nuvem e indicar a melhor solução para o seu negócio.

Confira!

Como realizar o gerenciamento de dispositivos na sua empresa

Quais falhas e perigos rondam os dispositivos móveis ligados à sua empresa? Vários.

A começar pelos vírus e links maliciosos, que podem driblar seu robusto sistema de firewalls e penetrar no sistema por uma brecha aberta por um dispositivo móvel desprotegido, por exemplo.

Assim, é preciso definir algumas boas práticas e normas que cooperem com o seu gerenciamento de dispositivos:

Definir ações básicas para segurança

Junto com seu time de TI, defina ações e medidas básicas de segurança para os aparelhos e dispositivos móveis ligados à sua empresa. Se possível, instale um antivírus em todos eles.

Além disso, indique a criação de senhas fortes e a adoção de medidas de segurança cabíveis (desbloqueio com digitais, leitura de face ou de íris, autenticação em dois fatores etc).  

Apague os dados dos dispositivos de quem sair da empresa

Proteja os dados internos do seu negócio com a exclusão das informações referentes ao trabalho no momento que um funcionário sair da empresa. 

Faça isso interrompendo a sincronização das contas corporativas com o aparelho, por exemplo.

Controle a instalação de aplicativos

Tanto em dispositivos Android como iOS é possível personalizar a loja de aplicativos, controlando as preferências de download apenas para apps relacionados ao trabalho.

Além disso, você pode restringir o acesso às configurações dos dispositivos, evitando que os funcionários alterem as definições de segurança.

Faça o monitoramento de uso dos dispositivos

Monitore os dispositivos ligados à empresa para verificação constante e em tempo real da aplicação das normas definidas.

Dessa forma, você estará a par de qualquer deslize que comprometa a segurança dos dados, como logins incorretos ou ausência de resposta às suas mensagens e ligações.

Assim, você e sua equipe conseguem agir rapidamente e efetuar as medidas de proteção cabíveis.

Microsoft Intune: A solução para o gerenciamento de dispositivos na nuvem

Dependendo do tamanho da sua operação, no entanto, manter o gerenciamento de dispositivos de maneira manual pode ser bem trabalhoso, truncado e caro.

E quanto mais a sua empresa crescer, mais eficiência nos processos você irá precisar — e claro, de segurança.

Por isso, as empresas apostam em soluções de gerenciamento de dispositivos na nuvem que resolvam seus problemas e facilitem a gestão dos aparelhos.

O Microsoft Intune é um deles.

A plataforma integrada ajuda a gerenciar computadores e dispositivos móveis e faz parte do pacote Azure (a plataforma de serviços na nuvem da Microsoft). Com essa ferramenta, é possível implementar o MDM (Mobile Device Management) e MAM (Mobile Application Management) na sua empresa.

Entre seus principais benefícios dessa solução, estão:

Controle da forma com que usuários podem acessar dados e compartilhar informações;

  • Aprovação remota para instalação de atualizações;
  • Personalização completa das regras de uso de redes;
  • Adicionar aplicativos a um grupo personalizado de dispositivos;
  • Acessar relatórios completos de conformidade, uso, práticas de segurança etc.

Utilizar soluções como o Microsoft Intune significa dar um passo além na direção da Transformação Digital. Dessa forma, sua empresa se mantém moderna, versátil e produtiva, sem limite para a execução de um trabalho bem feito.

A iamit pode ser a sua parceira na implementação segura e completa do Microsoft Intune. Especializada em soluções de cloud, principalmente das fornecidas pela Microsoft, nossa equipe pode ajudar a sua empresa a estar totalmente conectada e segura.

Faça o seu gerenciamento de dispositivos na nuvem com o Microsoft Intune e conte com o auxílio da iamit. Converse conosco e agende já a sua reunião com nossos especialistas!

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus