Alocação de profissionais de TI: por que fazer na minha empresa? - Blog - iamit

Já há algum tempo as empresas contam com uma nova forma para montar uma equipe de TI sem, necessariamente, contratar todo o pessoal. Trata-se da alocação de profissionais de TI.

 Para conseguir utilizar essa solução, é necessário que a empresa entre em contato com uma consultoria que ofereça o serviço de alocação de funcionários e fale sobre suas necessidades na área de TI, como o desenvolvimento de projetos, seja ele um CRM (Customer Relationship Management) ou um ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo. 

Dessa forma, a empresa de consultoria vai selecionar os profissionais mais adequados e montar uma equipe que consiga desenvolver o projeto em questão. Durante o tempo da alocação, todos os especialistas mantêm vínculo com a consultoria, mas são geridos pela empresa contratante. Assim que o projeto ficar pronto ou a necessidade de a alocação acabar, a equipe retorna para a empresa de consultoria. 

Esse outsourcing, ou terceirização de profissionais, está sendo uma prática cada vez mais realizada, tanto por empresas pequenas como pelas grandes.

Benefícios da alocação de profissionais de TI

Ter uma equipe alocada de TI proporciona benefícios que uma equipe fixa não oferece. Confira alguns deles abaixo.

Flexibilidade estratégica para o negócio

Geralmente, uma empresa que não tem o seu core business na área de TI não precisa desenvolver tantas soluções tecnológicas. Ou então, ela pode precisar apenas de uma solução pontual e posteriormente necessitar apenas de manutenção em produtos que seus clientes utilizam, por exemplo. 

Nesse exemplo, ficaria inviável para uma companhia contratar uma equipe para desenvolver essa solução, depois demitir a maioria dos colaboradores e manter apenas um profissional para a manutenção. Até mesmo porque, haveria toda a burocracia e a carga tributária que contratações temporárias geram.  

Dessa forma, fazer a alocação de uma equipe proporciona à empresa a flexibilidade para mudar de projeto quando quiser, sem se preocupar com a demissão de funcionários pois ela já está pagando pelo serviço de alocação de profissionais de TI.

Menos custos 

A contratação de um colaborador é considerada um custo fixo. Porém, quando profissionais alocados são contratados, este custo passa a ser variável, pois assim que acabar o trabalho não será mais preciso pagar pelos serviços dos profissionais, por exemplo. 

Um ponto é que a equipe fornecida pela consultoria de TI conta com os profissionais mais bem qualificados para desenvolver um projeto. Porém, se você próprio fosse contratar os profissionais com o conhecimento específico para o mesmo projeto, poderia ter uma equipe muito grande para conseguir entregar o produto no prazo estipulado. 

Outra possibilidade seria ter uma equipe pequena, mas que demoraria mais para finalizar o mesmo projeto. Já que quando os profissionais encontrassem algo que não conhecessem, levariam mais tempo para entender e escrever o código, caso o projeto fosse o desenvolvimento de sistemas, por exemplo. 

Há uma grande redução de custos ao fazer a terceirização de profissionais, pois o pagamento pode ser feito pelo serviço. Assim, a empresa de consultoria aloca quantos profissionais forem necessários para compor a equipe que irá criar o software, sem alterar o valor cobrado. 

Menos riscos jurídicos 

Ao contratar uma equipe fixa de TI, a empresa corre alguns riscos, como o candidato selecionado não possuir todas as qualificações que dizia ter. Outra possibilidade é esse profissional ter uma personalidade que impeça o bom convívio com o restante da equipe. 

Além disso, há a questão da produtividade e da disciplina. Pois, se um funcionário não está rendendo tanto quanto é necessário, a empresa não pode simplesmente demiti-lo. Pois, se fizer isso, estará tendo prejuízo por ter que passar por todo o processo de demissão e porque terá que passar pelo processo de contratação, que é demorado e despende gastos. 

No entanto, com a alocação de profissionais de TI, esses pontos se tornam mais simples. Já que, se alguém na equipe não está acompanhando o ritmo, é só pedir para a empresa de consultoria substituir a pessoa, sem nenhum gasto com demissão ou contratação.

Foco no core business da empresa

Ter uma equipe fixa de TI faz com que a sua empresa precise gerenciar mais profissionais do que já estava habituada. Além disso, nem todos os gestores sabem como gerir um departamento de TI. Afinal, ele tem particularidades diferentes de outros setores da mesma empresa.

Sendo assim, para que se mantenha o foco no core business, ou seja, nos processos do negócio, é melhor alocar uma equipe de profissionais que vai ser gerida pela própria consultoria de TI. 

Expertise e Know-how

Digamos que sua empresa tenha uma equipe pequena de TI fixa para realizar a manutenção em antigos sistemas ou para oferecer suporte aos usuários em dúvidas sobre como utilizar um software, por exemplo. Essa equipe, dependendo do perfil dos profissionais, dificilmente vai evoluir muito em questão de conhecimento de forma rápida. 

Casos assim ocorrem, pois essa conquista de novos conhecimentos que podem ser aplicados para melhorar os processos e sistema da sua empresa depende de os membros da equipe saírem da zona de conforto e do quanto eles são instigados a se desenvolverem.  

Porém, ao contratar uma equipe alocada para criar uma solução, os profissionais podem contribuir para que a sua equipe fixa adquira novos conhecimentos. Claro que esse não é o objetivo dos profissionais alocados, mas isso é algo que acontece quando há mais profissionais trabalhando juntos.

Como fazer a alocação de profissionais de TI

Visto todos os benefícios da alocação de profissionais de TI, agora é o momento de saber como alocá-los. Para isso, é importante ter em mente alguns pontos que discutiremos a seguir.

Consiga referências

Quando uma empresa vai contratar alguém, pede um currículo ou portfólio para ter uma referência daquele profissional. Um procedimento semelhante deve ser feito quando é preciso contratar uma consultoria de TI que faça a alocação de profissionais de TI. 

Dessa forma, quando for contratar uma consultoria, pesquise quais foram seus clientes anteriores. Ligue para eles e informe-se como foi o trabalho com a consultoria. Com essas informações você saberá se a empresa é de confiança e se presta um bom serviço. 

Por exemplo, nós da iamit, somos uma empresa de consultoria que também oferece profissionais alocados, já trabalhamos com mais de 400 empresas. Este é um número bem expressivo, e que mostra que temos credibilidade no assunto. 

Prefira os fornecedores com experiência

Uma consultoria que já tem experiência na área é melhor que uma que nunca atuou, pois quem já tem conhecimento saberá quais problemas pode encontrar e, por conta disso, também saberá como resolvê-los. 

Outro ponto a se destacar é que ter mais experiência também é sinônimo de conhecer bem a sua equipe e, assim, saber quais os melhores profissionais indicar para cada projeto.

Alinhe bem o projeto com o fornecedor

Além de se preocupar com a experiência da empresa de consultoria, é preciso que você explique tudo o que o escopo do seu projeto necessita. Assim, fale tudo sobre o que espera da solução para a consultoria. Apenas dessa maneira, é possível alinhar o que a sua empresa quer com o que a consultoria e a equipe alocada de profissionais de TI podem oferecer. 

Esse alinhamento possibilita que os projetos sejam concluídos dentro do tempo estimado, por exemplo. A comunicação é essencial nessa forma de trabalho. 

Como citamos acima, nós da iamit somos uma empresa que oferece todas essas características que acabamos de citar, incluindo ter uma boa experiência na área e já ter atendido muitas empresas. Assim, garantimos que nossos serviços são de qualidade e que procuramos atender os nossos clientes da melhor forma para que seus desejos sejam atendidos. 

Fazer a alocação de profissionais de TI é uma ótima opção para as empresas que precisam de uma solução, mas que não querem contratar funcionários e montar sua própria equipe de TI.

 Caso queira saber mais sobre a solução de alocação de profissionais de TI, entre em contato conosco e agende uma reunião.

 

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus