A importância de se realizar uma Gestão de Data Center da maneira correta - Blog - iamit

O caminho para a otimização, hoje, começa na gestão. No departamento de TI, essa é uma dor cada vez mais latente. Afinal, a demanda por recursos tecnológicos só aumenta. Melhorar a organização dos ativos e reduzir custos, portanto, se torna um objetivo para quem visa equilibrar as contas. É neste ponto que a gestão de Data Center entra em pauta: além de estratégica, a correta administração do seu banco de dados pode significar uma revolução em seu negócio.

De um ponto de vista prático, é impensável considerar o crescimento de uma empresa sem investimento em tecnologia. E o próprio mercado sabe disso. Na verdade, segundo a Gartner, em 2020, a previsão de investimentos é de até US$ 64 bilhões de dólares.

A cifra significa um aumento 2,5% em relação ao ano anterior.

Portanto, como equalizar essa constante e cada vez mais intensa demanda por inovação tecnológica e uma regularização dos gastos, a potencialização da produtividade e o aumento de valor agregado para o serviço?

A resposta está na gestão de Data Center.

Com a estratégia correta, é possível gerenciar os ativos digitais do seu negócio, bem como servidores e sistemas, de forma eficiente e planejada.

Assim, muito além de um mero ambiente digital, você torna o Data Center um braço estratégico da empresa. Um de seus pilares em busca dos objetivos do negócio.

E então, que tal entender mais sobre a importância da gestão de Data Center e, mais do que isso, conhecer uma ferramenta incrível para essa tarefa? Continue a leitura para aprender!

Soluções que auxiliam na Gestão de Data Center na sua empresa

Talvez você esteja se perguntando: quais os efeitos práticos de investir na gestão de Data Center?

Bom, se a sua empresa se preocupa com crescimento e — especialmente — nível competitivo para enfrentar um mercado cada vez mais digitalizado, então os efeitos são extremamente positivos!

Redução de custos, mais autonomia e potencial produtivo, pilares de cibersegurança reforçados, compliance lapidado… A lista continua.

O importante é entender que a conquista de um ecossistema digital integrado, funcional e escalável começa pela correta gestão de Data Center.

Ok, mas a dúvida que fica é: como realizar isso? Abaixo, explicamos os pontos-chave. Leia com atenção:

Se preocupe com a disponibilidade do Data Center

Todos os recursos importantes para o pleno funcionamento do seu negócio devem estar disponíveis. Afinal, instabilidades recorrentes podem colocar certos setores da sua empresa em stand-by por horas, causando um grande prejuízo.

Essa checagem pode ser feita automaticamente com o uso da ferramenta certa.

Realize backups periódicos

Garantir a integridade dos dados e sistemas críticos é uma obrigação da sua gestão de Data Center. Eventuais riscos podem colocar em xeque projetos inteiros ou informações valiosas para o seu negócio. Realizar o backup desses dados é um plus competitivo que prepara a sua empresa.

Não se esqueça da redundância de hardwares

A gestão de Data Center deve estar centrada no princípio da escalabilidade do negócio. Por isso, a redundância é tão importante: o cenário corporativo pode evoluir de um dia para o outro, bem como as demandas.

É preciso que a empresa gerencie tanto seu hardware como suas aplicações cloud para ter máxima redundância, garantindo a continuidade das operações.

Trabalhe sempre com softwares atualizados

A gestão de Data Center exige não apenas profissionais capazes, mas um software 100% atualizado. Afinal, seu próprio banco de dados é um ambiente de metamorfose digital.

Para que você tenha sempre acesso analítico aprofundado em todas as suas camadas, podendo controlar tudo, é preciso de uma ferramenta em dia com essas exigências.

Realize manutenções regulares

Caso o seu Data Center seja on-premise, a manutenção recorrente é uma necessidade. Afinal, trata-se de um ambiente de missão-crítica, no qual falhas não podem ser toleradas.

Tenha um plano de Disaster Recovery

Contar com garantias extras, como um plano de Disaster Recovery, pode salvar os dados valiosos e sistemas essenciais do seu negócio. Trata-se de um planejamento de segurança que abrange tanto danos causados por desastres naturais (como enchentes) ou provenientes de falhas humanas, praticamente blindando o seu Data Center.

Com o Disaster Recovery, além de garantir a integridade dos dados, você também ganha em disponibilidade. Mesmo diante de uma falha crítica do sistema, é possível voltar ao ar em pouco tempo.

Microsoft System Center: um poderoso aliado na Gestão de Data Center

Já ficou evidente que a gestão de Data Center é uma necessidade nas empresas que realmente se preocupam com o futuro do seu negócio. Afinal, na era da Transformação Digital, o controle sobre sua infraestrutura significa total influência da sua produtividade.

Porém, esse processo deve ser simplificado — de modo que todo gestor possa ser incluído.

É exatamente o que oferece o Microsoft System Center, uma solução abrangente capaz de fornecer os recursos necessário para uma completa gestão de Data Centers e também desktops.

Benefícios do Microsoft System Center para sua empresa

O System Center é uma plataforma que entende as demandas do futuro. Por isso, permite a automação de diversos processos manuais, liberando a carga operacional do seu time.

Entre suas principais atribuições, destacam-se o poder de controle dos arquivos, dados, aplicações e sistemas em sua infraestrutura de TI — local ou nuvem.

É ainda uma solução que entende a missão-crítica que envolve o Data Center, por isso, além de facilitar o controle das operações, também pode alertá-lo quanto a falhas que as comprometam.

Dessa forma, em tempo real, você tem dados qualificados para te ajudar a tomar a melhor decisão estratégica, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.

Produtos do Microsoft System Center

System Center Configuration Manager

O SCCM permite a você realizar todas as tarefas de gestão, atualização e tomada de decisão de uma só vez, para todos os dispositivos da sua rede.

System Center Service Manager

O SCSM é uma plataforma integrada de gerenciamento de serviços, que possibilita a você oferecer recursos self-service aos usuários finais. Tudo online, por meio de um portal intuitivo.

System Center Operations Manager

O SCOM dá a você todas as ferramentas necessárias para o correto monitoramento de seus datas centers, ambiente na nuvem, dispositivos — 100% da infraestrutura de TI. 

System Center Virtual Machine Manager

O SCVMM é um recurso que permite a você implementar, configurar e gerenciar as evoluções necessárias em seu data center, flexibilizando toda infraestrutura.

 

System Center Data Protection Manager

O SCDPM é um recurso completo de backup e recuperação do seu data center, em todos os níveis (até o usuário final).

System Center Orchestrator

Automação é o futuro e seu TI deve aderir a ele. Com o SCORCH, você tem em mãos a ferramenta necessária para automatizar processos de TI, com controle de ponta a ponta na sua execução. 

O Microsoft System Center simplifica a sua gestão de Data Center, provando-se flexível para qualquer sistema ou dispositivo e encaixando-se em diferentes demandas, das mais simples às mais complexas. Torne seu trabalho mais ágil, centralizado, integrado e moderno.

Todo poder da inteligência do seu negócio a poucos cliques de distância com o Microsoft System Center.

 

Ficou interessado? Converse com nossos especialistas e entenda como a solução pode se encaixar e impactar positivamente o seu negócio!

 

Compartilhe esse artigo:
comments powered by Disqus