6 benefícios que o outsourcing de TI traz para o seu negócio - Blog - iamit

O serviço de outsourcing de TI é o ato de se terceirizar a gestão e o controle dos sistemas da área da tecnologia da informação de uma empresa. Trata-se de uma prática que está se tornando cada vez mais popular no mundo dos negócios hoje em dia.

Por ser um serviço no qual se contrata outra empresa para cuidar de certas tarefas e processos de TI, em vez de contratar ou designar funcionários internos, ele pode ajudar sua companhia a crescer e economizar dinheiro quando feito corretamente e pelos motivos certos.

Além disso, o outsourcing de TI oferece diversas outras vantagens para o seu negócio. Abaixo, separamos quais são elas, para que você entenda os motivos de se terceirizar seus processos de Tecnologia da Informação agora mesmo!

1. O outsourcing de TI permite que você se concentre no core business do seu negócio

As operações de back office de uma empresa tendem a se expandir durante períodos de rápido crescimento. Assim, uma expansão como essa pode começar a consumir seus recursos humanos e financeiros às custas das principais atividades que tornaram sua empresa bem-sucedida em um mercado tão acirrado. 

Felizmente, o outsourcing de TI permite que você volte a concentrar seus recursos internos nas atividades que tornam a sua empresa lucrativa sem sacrificar a qualidade de seus produtos ou serviços ofertados.

2. O outsourcing de TI permite economizar custos

Qualquer empresa precisa de recursos de servidores dedicados para o acesso a pastas e informações compartilhadas entre os colaboradores, por exemplo.

Sabemos que servidores como esses são realmente caros e propensos a problemas. Esse é apenas um exemplo, mas uma alternativa nesse caso é terceirizar a gestão da infraestrutura e obter acesso a servidores em nuvem, pagando apenas uma fração do que precisaria para instalá-los localmente. Isso fará com que você economize ainda mais!

Além disso, quando você terceiriza, seus custos de TI fixos se tornam mais flexíveis, já que que você só paga pelo que você utiliza, reduzindo seu orçamento global no final do mês. 

Terceirizar seus trabalhos de TI também diminui os custos de mão de obra. Isso ocorre, pois, empregar e instruir uma equipe de TI interna são práticas caras. Com a terceirização, todo o trabalho é feito pela empresa contratada e, portanto, sem a necessidade de haver pessoal adicional local em sua companhia.

3. O outsourcing de TI promove eficiência

Quando você tem uma equipe interna, muitas vezes, ela pode ter dificuldade com o volume de demanda que precisa ser entregue diariamente. Ou seja, em certos casos, o desempenho dos colaboradores pode diminuir pela quantidade de tarefas, dificultando o trabalho da equipe como um todo.

Dessa maneira, terceirizar algumas partes da área de TI, como a gestão de infraestrutura, por exemplo, evita gargalos no setor interno, o que auxilia a equipe local a focar os esforços em processos mais estratégicos, aumentando a eficiência para que ela preste um serviço de mais qualidade em suas atividades. Além disso, as chances de outras demandas serem finalizadas no prazo aumentam consideravelmente.

4. O outsourcing de TI aumenta o nível segurança para o seu negócio

Todo investimento empresarial apresenta diversos riscos. Concorrência mercados, leis, condições financeiras e tecnologias mudam em uma velocidade muito grande.

Por um lado, os provedores de terceirização assumem e gerenciam grande parte desse risco para a sua empresa, com conhecimento específico da área,  especialmente em quesitos de segurança e conformidade. Eles são mais eficientes em decidir como evitar riscos em áreas em que são especialistas.

Além disso, períodos de alta rotatividade de funcionários podem dar incerteza e inconsistência a um negócio. O outsourcing de TI fornece um nível de continuidade para a empresa, reduzindo o risco que um nível de operação abaixo do padrão pode trazer.

  1. O outsourcing de TI permite desenvolver seu pessoal interno

Um grande projeto pode exigir habilidades que sua equipe simplesmente não possui no momento. A terceirização do projeto no local permite que seu pessoal trabalhe ao lado deles para adquirir um novo conjunto de habilidades.

Por exemplo, quando uma empresa precisa embarcar em um projeto de atualização de uma variedade de softwares personalizados, mas a equipe não possui as habilidades necessárias para projetar essas ferramentas atualizadas, terceirizar o projeto e exigir que a contratada trabalhe no local permite que o pessoal aprenda e aperfeiçoe suas próprias habilidades.

6. O outsourcing de TI melhor a performance e suporte

Uma pequena equipe de funcionários não possui os recursos (experiência, habilidade, flexibilidade e tempo) para competir com empresas de serviços de TI. 

Esses recursos citados acima são vitais para manter hardware e software essenciais para o seu negócio rodando perfeitamente. Felizmente, os profissionais terceirizados de TI são engenhosos e eficientes no ajuste de seus recursos de TI, auxiliando em um ótimo desempenho sob todas as condições.

Prestadores de outsourcing de TI fornecem serviço e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo a comunicação entre a empresa e os clientes sempre que for necessário. 

Gostou de aprender mais sobre o outsourcing de TI? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a gerenciar a sua TI.

 

 

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